Ontem decorreu no Porto, na Universidade Lusiada um seminário de marketing em que o tema abordava a mudança que está a occorrer no marketing. Foram abordados temas muito actuais e interessantes, tais como, o dharma marketing ( que ainda não me convenceu, estou um pouco céptica em relção a esse assunto), comércio ético, marketing político, marketing social, marketing vencedor, marketing sensorial, marketing 2.0, entre outros. Os que mais me agradaram e que me fizeram acreditar que valeu participar, adquirindo novos conhecimentos e conceitos, foram , marketing emocional, de guerrilha e de luxo!
O professor Carlos Brito, que é docente na Faculdade de Economia, da Universidade do Porto, Doutorado em Marketing pela Universidade de Lancaster ( Reino Unido), abordou o tema do marketing emocional de uma forma clara, concisa e que me agradou muito. Apelou para o facto dos consumidores darem muita importância ás marcas que lhes transmitem emoções e para o facto dessas marcas criarem elos muito fortes não só pelo seu carácter funcional mas pela forma como comunicam através das emoções provocando nos consumidores sentimentos de profundo prazer e satisfação. Entre essas marcas, como não poderia deixar de ser estava a . Falou depois em marcas mais recentes como a Aplle e foi sem dúvida uma abrodagema a este tema muito dinâmica e interessante.
Depois seguiu-se a apresentação de um Hotel em que as imagens falaram por si e onde foi apresentado um conceito que muito me agrada, o marketing de luxo, que não é acessivel a qualquer consumidor, mas sim e apenas a um segmento muito particular.
Estas são apenas algumas das apresentadas pelo director geral do Hotel e orador Pedro Avellos,que tem um curriculo internacional e não precisam de qualquer descrição.
HOTEL YEATMAN
Por fim vou falar deste SENHOR,
que se chama André Rabanea e que é o fundador da agência de marketing de guerrilha pioneira em Portugal , a
A sua abordagem ao tema foi para lá do ESPECTACULAR e do CRIATIVO! Foi algo fora do comum com palavras menos usuais neste tipo de intervenções, com uma história mirabulante de como surgiu o pedido de casamento á sua esposa e de como fizeram para tornar o seu casamento algo de original e único, sem descurar o tema em questão que foi, "O meu casamento com a guerrilha". Começou por dizer e explicar como entrou no mundo do marketing e do trabalho ( também de uma forma muiiiito original e impensável para qualquer cidadão comum) e acabou por pedir ideias para o nascimento do seu filho futuramente!Foi o melhor!!Sem qualquer margem de dúvida.
Valeu pela experiência e pelas pequenas comprinhas que se fizeram pela Invicta ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário